BlogBlogs.Com.Br
Pesquisa personalizada

domingo, 8 de novembro de 2009

O CAOS ATLETICANO

Nesse post, escrevo um pouco sobre a natureza humana. Bem, mais selvagem que humana. A violência no futebol, ou melhor, nas torcidas de futebol.

A questão fundamental desse tema é o que motiva a violência entre os grupos de torcedores. Nunca fui defensor de atos violentos, mas o que fazer quando tudo da errado? O Atlético há quase 40 anos não vence o Campeonato Brasileiro e quase sempre frustra torcedores. A violência que t
orcidas organizadas cultivam fora dos gramados poderia ter uma relação com tudo que o envolve, no dia-a-dia, pobreza, violência, corrupção e na minha opinião o momento que vive o clube. De todos os grandes clubes, o único que vive a muitos anos momentos ruins é o Atlético.


Na minha opinião, a violência da torcida atleticana poderia ser justificada por esse motivo: não vencer títulos importantes. Claro, não defendo a violência, mas se por acaso, a torcida atleticana se tornar mais violenta do Brasil, não me surpreenderá.

Mesmo na violência, a torcida atleticana é o povo. É a formação do clube, a raiz da sociedade. Quando agridem ou matam, o fazem na mão. Não são covardes atiradores que fogem de moto, nem produtores de bombas ou estupradores, como em outras torcidas. São seres humanos que diante de um ambiente tão hostil se entregam a uma forma de expressão: o caos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Augusto, meu caro amigo.Eu entendí bem seu comentário, não sei quantos anos você tem, mas deve ser bem menos que os que tenho.Torço pelo Galo desde pequeno, isso lá pelos anos 60, e já fui apaixonado como os garotos de hoje.Sou do tempo em que metade da seleção brasileira era do Galo, em todo esse tempo eu aprendí a me refrear com respeito a futebol.Todo mundo tem um time em cada estado, eu apenas torço pelo Galo e mesmo morando loge sei tudo que acontece no dia a dia do clube e as vezes dá vontade de quebrar tudo de tanta raiva, mas não podemos ser irracionais.Mas que dá vontade de ser isso dá.
Um abraço

Anônimo disse...

tenho quase estes 40 anos e tento entender qual a lógica disto, o que faz uma torcida tão fiel e apaixonada não poder ter do seu time do coração o que mais sonha? Antes tinhamos a quem culpar era a tal da má administração isto nos dava um alento mas e hoje culpamos quem? A sorte? O que falta a este time minha gente? Não faria jamais mas hoje entendo um pouco quem faz. A massa não merece...

Anônimo disse...

Não podemos usar a violência como valvula de escape. Sendo que em todos os seguimentos da vida, podemos ter carência de vitórias. E ai o que faremos?

Vamogaloo disse...

sobre a foto da tutagem é sua?
se for ficou show