BlogBlogs.Com.Br
Pesquisa personalizada

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

GALO - O TRAMPOLIM PARA O G3

Vendo o comentário de Kalil sobre o clube em 2009, logo pensei. Kalil: Você está certo!!!! Fez um excelente trabalho com as sobras que te deram e ainda chegou perto de título. Vejo que o ano jogado fora será o melhor ano do galo em pontos corridos. Apesar da 6ª colocação, a melhor colocação que havíamos chegado era em 7º. Se continuar assim, em 2014 seremos campeões.

Bom, parece piada, mas é um fato. Dentre brigar pelo G4 ou pelo Z4, todos escolheremos o caminho da glória.
O galo precisa voltar a se familiarizar com títulos como no passado. Já temos a melhor torcida, comando na diretoria, agora melhorar nossa sorte. Dos 4 primeiros, o Atético entregou jogos para 3. Eles só estão lá por conta do Galo. Mesmo sem jogar mais que o Atlético, todos eles conseguiram resolver facilmente os jogos. Com gol olímpico, gol de tabela com a trave e gol do meio de campo. Gols impossíveis. O Galo serviu de trampolim para o G3.

Obs: Ao menos ferrou as meninas cruzeirenses.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

IDÉIAS DESCONEXAS

Pela segunda vez no campeonato errei meu prognóstico. Claro que fiz não fiz assim tantos sobre os jogos do galo no Brasileirão. Mas em todos os outros havia acertado. O resultado contra o urubus e o coxa branca fizeram meus palpites ruírem.

Galinho contra o Inter no Mineirão
Agora só me resta acreditar na revanche contra o Inter. Mineirão com 45 mil pessoas, normal. É até melhor para o time. O mineirão com 65 mil pessoas deixa o time muito nervoso. Deviam imitar o GALINHO, que brigou contra todos e foi campeão. Mas agora que o título foi pro espaço, o time precisa entrar com toda a raça possível, pra não sair de forma vergonhosa. Brigamos o tempo inteiro pela liderança e precisávamos continuar, como não foi possível, a Libertadores é apenas um paliativo.

Quero ver novamente Renan Oliveira no time. Já escrevi sobre isso. Temos grandes jogadores no Atlético, mas infelizmente eles não são apoiados integralmente pela MASSA. O estranho é que em muitos e muitos anos tivemos jogadores de qualidade duvidosa, mas que compensavam pelo esforço em campo. Jonílson que o diga. Até atacando ele está. Nas duas derrotas ele arriscou chutes de fora da área. Quem vem caindo de produção é o Werley. Não estou entendendo. Vinha bem na posição ao lado de Welton Felipe. Com Jorge Luiz, até melhorou seu rendimento, mas com Benitez, que na teoria é o zagueiro titular, vem piorando seu desempenho.

Marcelo Sant´Anna/EM/D.A. Press

Me lembrei de outra coisa. Kalil e seu grande trabalho como presidente e gestor do Atlético. Por mim, ele que fique os próximos 20 anos no clube. Iria deixar o GALO sem dívida alguma, restaurar todo o temor dos adversários quando enfrentam o GALO e ainda de quebra ganhar alguns títulos nacionais e mundiais.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

MAIS UM JOGO DA VIDA

Chega a ser estranho, mas por que todo mundo joga a vida contra o Galo? Após o Atlético mostrar a espora desde o início do campeonato, os adversários fazem dos jogos contra o Atlético verdadeiras finais. Claro, os coxas brancas vivem um momento incerto. Mas me lembro do corinthians (já classificado para a libertadores) fazer o mesmo este ano. Não há vida fácil para o Galo, nunca. Até nosso jogo festivo do centenário foi um caos. Os uruguaios jogaram a final da Copa no Mineirão.

Site oficial do Coxa

Agora é aguentar os momentos finais do campeonato. Mais uma vez aposto no Galo fora de casa. Porém, mais uma pedreira.
Quero deixar o meu apoio total ao craque e raçudo volante do Galo, Serginho.

Gazeta Press

Mais uma batalha começa para ele. 8 meses. Se Deus quiser, ele estará em campo para a final da Libertadores 2010 com o GALO. Boa sorte ao Serginho e ao Galo.





domingo, 8 de novembro de 2009

O CAOS ATLETICANO

Nesse post, escrevo um pouco sobre a natureza humana. Bem, mais selvagem que humana. A violência no futebol, ou melhor, nas torcidas de futebol.

A questão fundamental desse tema é o que motiva a violência entre os grupos de torcedores. Nunca fui defensor de atos violentos, mas o que fazer quando tudo da errado? O Atlético há quase 40 anos não vence o Campeonato Brasileiro e quase sempre frustra torcedores. A violência que t
orcidas organizadas cultivam fora dos gramados poderia ter uma relação com tudo que o envolve, no dia-a-dia, pobreza, violência, corrupção e na minha opinião o momento que vive o clube. De todos os grandes clubes, o único que vive a muitos anos momentos ruins é o Atlético.


Na minha opinião, a violência da torcida atleticana poderia ser justificada por esse motivo: não vencer títulos importantes. Claro, não defendo a violência, mas se por acaso, a torcida atleticana se tornar mais violenta do Brasil, não me surpreenderá.

Mesmo na violência, a torcida atleticana é o povo. É a formação do clube, a raiz da sociedade. Quando agridem ou matam, o fazem na mão. Não são covardes atiradores que fogem de moto, nem produtores de bombas ou estupradores, como em outras torcidas. São seres humanos que diante de um ambiente tão hostil se entregam a uma forma de expressão: o caos.

sábado, 31 de outubro de 2009

MAIS UM GOIANO PELA FRENTE

Nesse campeonato, perdemos muitos pontos para equipes pequenas. Para ser exato, 17 pontos. botafogo, náutico, santo andré, sport, avaí, cruzeiro e agora fluminense tiraram pontos do GALO.

Nessa rodada, mesmo dividindo o Maracanã com a torcida carioca, o Atlético se sentiu em ambiente estranho. Todo aquele papo de "sangue nos olhos" ficou a cargo somente de Tardelli (que se irritou com a displicência do time), Correa (volante que atacou e defendeu durante o jogo todo) e Carini (que viu Jorge Luiz sendo o principal atacante do adversário). O zagueiro foi o principal jogador da partida: cometeu o penalte (com o juiz se esforçando para ajudar o florminense), recebeu o cartão amarelo no lance, deviou o trajetória da bola de Conca e ainda fez uma falta simples que o juiz não teve dúvida, botou pra fora.


Marino Azevedo/Photocamera

Tinha achado estranho, dois árbitros goianos apitando jogos do GALO seguidos. Agora encontrei um sentido. Antes que alguem comente que o Atlético não perdeu por causa do juiz, lembro a todos que nenhum dos outros clubes do G1 jogou bem, exceto o Palmeiras. Qualquer motivo que nos enfraqueça em campo é digno de nossa indignação. Não me importo que o GALO jogue bem, mas sim que ele vença. Já vi muitos grandes jogos do Atlético que não terminaram bem.

Enfrentamos 2 goianos nos últimos jogos, contra vitória e fluminense. Agora temos mais um goiano pela frente. O Goiás, que agora joga como um time sem responsabilidade. já que se afastou da zona da Libertadores. O GALO também joga agora sem responsabilidade. Depois da vitória sobre os baianos, fizemos milhares de vezes a declaração: "O GALO É TIME QUE SÓ DEPENDE DE SI PARA SER CAMPEÃO." Agora, que já perdemos esta condição, devemos torcer para não perdermos mais pontos. Acredito que venceremos este jogo contra o Goiás, até para nos vingarmos do 1o turno e da competição sulamericana.

ÔÔÔÔÔ, VAMO GANHAR GALO! VAMO GANHAR GALO! VAMO GANHAR GALÔÔÔÔ!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

UM TSUNAMI ALVINEGRO

Alvinegros do mundo, hoje somos os torcedores mais apaixonados do mundo. Vamos colocar pra fora toda essa nossa paixão em forma de apoio. Amanhã começa a batalha pelo título de Campeão Brasileiro 09. Título esse que merecemos mais do que qualquer outro no universo. Nada disso seria possível sem nosso presidente, sem nossos jogadores, sem nossos santos e sem nós mesmos. Vamos contra o time baiano ser práticos: VENCER.
E para vencer vamos todos nos unir para conquistar o objetivo maior: SER CAMPEÃO BRASILEIRO.


Os blogueiros também estão unidos. Terreiro do Galo, Lances e Nuances, Blog da Massativa, Copo Sujo, Doutores do Futebol, Blog do Marguitte, Camisa Doze e VamoGanharGalo se unem nessa campanha e mais, acreditam e apoiam o CLUBE ATLÉTICO MINEIRO.

ÔÔÔÔÔ, VAMO GANHAR GALO! VAMO GANHAR GALO! VAMO GANHAR GALÔÔÔÔ!

sábado, 17 de outubro de 2009

Tardelli neles

(Ricardo Matsukawa/Futura Press)

Quebrando a proposta do blog, escrevo sobre a vitória do Galo nesse sábado chuvoso. Nos últimos 2 jogos, o Galo se perdeu nos primeiros minutos de jogo e não conseguiu reagir. Hoje, foi o contrário. O Atlético decretou a vitória logo no primeiro minuto de jogo e a equipe paulista não conseguiu reação. Parabéns ao GALO e a fantástica NAÇÃO ALVINEGRA!

Segue o link do DieGol narrado pelo Caixa. baixar
Mais uma metralhada neles.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Mais um Jornalista desmascarado: Marco Astoni

Bom, o cidadão é Marco Antônio Astoni. Trabalha na Globo. Como se não bastasse sua colocação sobre a vitória cruzeirense por 1 x 0 (uma goleada), ainda fez piada com a comemoração atleticana na libertadores. Não entendo como esse cara ainda escreve sobre o GALO. Talvez $ explique.


Pelo que eu entendi, Marco Antônio Astoni acha que se um time dominar o jogo e o árbitro for comprado pelo outro (1981 ATLÉTICO X FLAMENGO - Libertadores) a vitória mesmo irregular seria justa. Isto porque o adversário roubado não teve competência para comprar o árbitro. Outro ponto estranho no título de seu texto publicitário. "Vitória justa num clássico desequilibrado." O que ele quis dizer com desequilibrado? Clássico desequilibrado na arquibancada onde havia mais torcedores do GALO, ou financeiramente, onde o Cruzeiro tem dinheiro para contratar atét o Dener (ele voltaria), ou ainda em campo, onde o Atlético dominou o jogo.
Na outra mensagem acho que o jornalista cruzeirense quis dizer carreata e não ''carreta''. Agora entendo porque não é preciso mais diploma para esta profissão.

Detalhe: o blog se chama " BLOG DO FUTEBOL MINEIRO" Agora sim foi uma PIADA.

domingo, 4 de outubro de 2009

GALO "B" 2009 X GALO "Z" 2008

Jorge Gontijo/EM/D.A Press (TORCIDA CONTRA O BARUERI)

No meio da semana estava escutando notícias do GALO na itatiaia. No treino do dia, o time titular havia treinado contra o time reserva. Foi aí que me espantei com um fato que até então não tinha percebido. Eis o atual time reserva do Atlético:

Aranha, Coelho, Welton, Benitez, Júnior, Tcho, Renan, Renan Oliveira, Ricardinho, Renteria e Alessandro.

É importante citar que ainda estamos sem Serginho e Marques. (Os dois jogadores teriam lugar nesse time tranquilamente) O meu total espanto foi em constatar que o time reserva atual do Atlético é melhor que o time titular do ano passado.
Eis o time titular do ano passado:

Edson, Mariano, Marcos, Vinícius, César Prates , Serginho, Márcio Araújo, Gedeon, Petkovic, Eduardo e Jael.

De todos esses jogadores, apenas Márcio Araújo ainda está no time. E como consequência da melhoria de qualidade coletiva atual, seu futebol também melhorou. Eu não sei como ainda caí naquele papo do Ziza. Esse cidadão conseguiu estragar um ano nobre na história do clube. Claro que ser presidente do GALO não é tarefa fácil, muito pelo contrário, mas Ziza usou de todas as formas para enganar a torcida, inclusive com um bando de jogadores que não formavam um time. Infelizmente perdemos pontos bobos ao longo do campeonato. Nesse ano de 2009, assistimos ao despertar de um gigante e melhor, sem nenhuma desculpa esfarrapada.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

TORCENDO CONTRA O GALO 2

O papel do blog, pensado inicialmente, era de ser um blog com uma temática diferente. Bastante diferente. Só eram comentados, os jogos em que o Atlético perdia ou empatava. Felizmente, quando não escrevo com frequência é sinal de que a fase do time é boa. Pelo menos a vitória chegou.



Na semana passada meu post foi sobre a dupla dinâmica, da globo que torcia contra o galo. Não irei esquecer esse caso. Até porque eles estão e estarão em todos os jogos televisionados do GALO para MG. Os atleticanos merecem muito mais que eles. A amiga blogueira Stela Maris comentou um comportamento que eu achava que fosse apenas meu (muito ingênuo) de dar um mute nesses fanfarrões durante a transmissão. Ela também pediu que se eu tivesse o e-mail da Globo que o telespectador envia perguntas na hora do jogo para os comentaristas, respondesse a ela. Bom, não tenho o e-mail. Vou ficar ligado no próximo jogo do GALO e anotar. Cara Stela, vou fazer o mesmo que você. Vou entopir aquele e-mail de 500 GB. Ou melhor, Èrica, Ezequias, Fael( CAM1SA DO2E), Eron e Bruce: vamos entopir aquele e-mail! Tenho certeza que muita gente vai entrar nessa. Volta e meia vou escrever sobre isso. Já tem tempo que eles estão nessa profissão que jamais honraram. Vamos tirá-los dos jogos do GALO.



FORA Rogério Correa e Márcio Rezende de Freitas.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

TORCENDO CONTRA O GALO

Bem, no último post, o título foi um trocadilho dos mais sem vergonha possível. Para dar sequência ao título exótico, coloquei hoje um que remete a frase monumental de Roberto Drummond, mais especificamente no trecho "o atleticano torce contra o vento". Vou explicar. Já faz um bom tempo que penso em escrever este post. Sempre que vamos assistir um jogo do galo pela TV, a Globo detém os direitos de todos os jogos. Então, frequentemente assistimos aos jogos sendo narrados e comentados por uma dupla. Quase sempre Rogério Correa e Márcio Rezende de Freitas. Há também os comentários de Bob Faria. O que me motiva a escrever esse post é a cara de pau dos dois primeiros citados. Tanto o Rogério como o Marcio se esforçam na torcida contra o Atlético. Claro que sabemos pra que time ambos torcem, mas assistindo a qualquer jogo do Atlético temos a confirmação.


(Márcio Rezende de Freitas)

Eu não aguento mais esses dois. Todos os lances do jogo são contra o Atlético. Se um jogador adversário chuta a cabeça de um jogador do Atlético, o Márcio comenta: o jogador do Atlético deixou a cabeça para o adversário chutar. Ele quase diz que o jogador do Atlético deu uma cabeçada no pé do adversário e merecia o cartão amarelo pela deslealdade com que entrou no lance. Podem reparar, a cada 5 lances, 4,5 são contra o Atlético. Eu digo 4,5 porque até quando o jogador adversário faz uma lambança incrível, o Márcio costuma amenizar para ele.

(Rogério Correa)

No caso Rogério Correa, é mais sutil. Ele sempre tem alguma coisa pra dizer em todos os jogos do Atlético sobre o Cruzeiro. Não interessa o momento, reparem, em todo jogo ele precisa comentar alguma coisa do outro time. É impressionante. Me lembro em um clássico passado, se me recordo bem, em 2006, o Rogério Correa torcendo enquanto narrava o clássico com as seguintes palavras: "VAI WÁGNER, VAI WÁGNER". Desde esse dia, nunca mais me enganei com ele. Eu não sei se é um política da globo fazer pouco do Atlético, já que temos Guilherme Mendes, ex funcionário da globo, na direção da comunicação do time estrelado. Eu nunca havia reparado isso, mas agora, a globo até procura erros de arbitragem contra o Atlético. Chega a ser impressionante. No último jogo contra o Atlético Paraguaiense, encontraram um suposto penalti contra o Galo. Quando tem a favor, nem comentam. Eu prefiro acreditar que não existe má fé em colocar estes funcionários da emissora para narrar jogos do Atlético.
Estou aqui, falando como torcedor, mas também falo como um telespectador. Tenho certeza que como eu, vários torcedores tem a mesma birra destes dois já citados. Por isso eu peço aos torcedores que mandem suas mensagens sobre o que acham desses dois. E coloquem nomes possíveis para substituí-los de todo e qualquer tipo de relação com o Atlético.

Termino este post, exigindo como membro da audiência que coloquem outro narrador e outro comentarista de arbitragem nos lugares de Rogério Correa e Márcio Rezende de Freitas.

sábado, 12 de setembro de 2009

81 grau Celsius

Nem o Lula, líder estadista, está tão bem quanto Celso Roth está no galo. Por pior que o Atlético estevesse no campeonato brasileiro nessas últimas rodadas, o treinador se manteve com a popularidade alta. O detalhe é que se na política a simpatia é um fator importante nessa popularidade, no futebol, o público não está ligando muito para o ser boa praça. E não é o tipo do Roth. Inclusive, deixou muitas pessoas p. da vida quando deixou o clube em 2003. Entretanto, tudo parece caminhar para um longo trabalho no Atlético, aos moldes europeus. Será?


Para 81% dos internautas Roth deve continuar o trabalho no Atlético. O resultado me assustou um pouco. Isto, porque estou acostumado a ver o imediatismo reinar no futebol. Outro motivo que me deixou surpreso foi em razão da época em que comecei a enquete, dia posterior ao empate contra o Sport. Por outro lado, a enquete faz sentido se pensarmos que o trabalho a longo prazo é mais fácil quando se tem resultados expressivos de curto prazo. Talvez por esse motivo sua aprovação mediante a torcida esteja tão alta.

OBS:Que me perdoem os que não gostaram do título, mas tive que fazer o trocadilho.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

DUNGA: TARDELLI NÃO É BAND-AID!

(Stephan Solon/Futura Press)

Bom, na teoria ele deverá ser convocado. Mas como Dunga já mostrou que seu objetivo era apenas tirá-lo da partida contra o Palmeiras, Tardelli não será convocado. Provavelmente puxará sardinha para o Vagner Amor.

sábado, 5 de setembro de 2009

O DONO DO GALO

Apenas hoje escutei a entrevista do Alexandre Kalil para a rádio Itatiaia. Por incrível que pareça, eu que antes o taxava de imprudente e explosivo fui percebendo sua seriedade e tranquilidade ao tratar da saúde do Clube Atlético Mineiro. Eu que andava desanimado com a atual situação do time, me tranquilizei com sua perspicácia e com o teor de seus argumentos. (Não quero repetir o grande texto de Fael Lima sobre o presidente, até porque não conseguiria tamanha eloqüência. ) Mas aí, me deparei com algo que um time que é público (de todos) encara a cada eleição para presidência, a mudança. Se Kalil faz um ótimo trabalho hoje, eu sou prudente por não me enganar com um futuro cercado de vitórias e títulos. O futuro ao qual penso não é amanhã, nem semana que vem, nem ano que vem. Me refiro ao próximo presidente, aos próximos presidentes. A rotina de se mudar filosofias de trabalho e direção. De se respeitar ou não a paixão dos atleticanos. Kalil disse na entrevista que aquilo que da certo deve ser copiado. Presumo que nestes 101 anos de história e 51 presidentes, algo não está dando certo. O Marcelo Vargas tem uma proposta em seu blog de como fazer com que o Atlético seja compeão brasileiro este ano. Não acho que dará certo, mas toda tentativa é digna.



Para mim o Atlético precisa de um dono. Hoje tem (temporariamente), mas amanhã, certamente estará novamente entregue aos cupins. Não quero fazer nenhuma apologia a uma venda futura do clube, até mesmo porque não haveria dinheiro no mundo para comprá-lo, mas se queremos de volta a supremacia do futebol brasileiro precisamos de apenas uma direção, um sentido. Chega de histórias mal contadas, dívidas com ex-presidentes e contratações equivocadas. Alguém acha que o "dono" do Atlético faria alguma falcatrua com sua própria empresa publicamente. Claro que ele iria ganhar dinheiro, fazer festas para seus familiares (herdeiros), mas isso já não foi feito?
Bom, não consigo ver tão claramente os pontos negativos do galo ter um dono. Claro que eles existem, mas não serão inéditos em nossa história.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

ROTH DEVE CONTINUAR O TRABALHO?

Após uma sequência desastrosa nos últimos 5 jogos no campeonato brasileiro sem vitória, já surgem comentários quanto a permanência do técnico Celso Roth. Penso que ele faz um trabalho muito bom, mas que parece ter chegado a seu ápice muito cedo. O Atlético liderou por 8 rodadas e teve um início de campeonato arrasador. Desde o final do primeiro turno, vem acumulando insucessos.

Jorge Gontijo/EM/D.A Press

Vou repetir o que sempre achei dessa "sorte" atleticana para "toda" a imprensa que colocou esse empate como sorte:
esse empate contra o Sport, mesmo jogando mal, não é sorte. Sorte é algo positivo para você, no caso, o Atlético fazer gols e vencer. "A bola do Tardelli não ter entrado foi uma grande sorte" Deixar de tomar gols não é nem de longe sorte. Contra o Avaí, o time sobrou em campo e empatou, contra o Palmeiras, perdeu penalti decisivo para vencer o jogo. Isso sem falar nesse caminhão de contusões. Todo jogo são +2 no departamento médico, ou melhor -2 em campo. Pra mim, a sorte não tem acompanhado o Atlético a muito tempo.

LISTA DOS JOGADORES CONTUNDIDOS:
Aranha
Marcos Rocha
Welton
Márcio Araújo
Jonílson
Éder Luís

devo ter esquecido mais algum jogador, mas por sorte tá tudo bem com os demais.

domingo, 30 de agosto de 2009

O DICIONÁRIO ATLETICANO

Um motivo muito simples parece ter confundido o futebol do Atlético. O Atlético se desencontrou no campeonato brasileiro quando começou a privilegiar o ataque. A questão não é a fórmula da escalação. Em muitos casos, um 442 é menos ofensivo que um 361. O forte do nosso time, desde o início do campeonato, sempre foi a defesa. Somos muito mais fortes quando temos uma base sólida e pegada do início ao fim. Esse é o outro motivo claro dessa série de jogos desastrosa. O que falta é aquilo que sempre exigimos de todo jogador que veste a camisa atleticana: RAÇA.

Significado da palavra raça segundo o dicionário atleticano:
"Empenho total do início ao fim do jogo. Dedicação plena durante 90 minutos, mais acréscimos" (MASSA)













Foto: Pedro Vilela/Dom Total



Não tem complicação jogando assim. Dessa forma ninguém bate o GALO DOIDO.








quinta-feira, 27 de agosto de 2009

UMA BARCA PARA O VELHO MUNDO

Eu já havia pensado na hipótese do Atlético emprestar alguns garotos. Uns sem chance, outros desapontando em alguns fundamentos, enfim, não mostrando maturidade para vestir o manto sagrado. Seria importante portanto, para estes atletas uma experiência internacional num clube médio ou grande europeu. A tradicional barca que normalmente é repleta de jogadores sem futebol, desmotivados ou chinelinhos, nesse caso seria composta por atletas promissores que ao "ganharem" maturidade em gramados europeus, voltariam ao galo preparados para a missão de vestir esta camisa pesada.

Dentre os viajantes, colocaria:

.Marcos Rocha (20 anos, jogar no CRB não dá malandragem pra ninguém, bom lateral, habilidoso, mas peca na marcação),





.Sheslon (22 anos, outro lateral direito, esforçado, não compremete na defesa, mas precisa além de se recuperar da última lesão, necessita de um ímpeto ofensivo),





.Chiquinho (20 anos, um canhoto de fibra que com certeza poderá ser uma solução futura como meia ou lateral),



.Pedro Paulo (24 anos, o caso mais preocupante de todos, pois nem oportunidade está tendo, e quando teve perdeu um gol feito contra os urubus),






.Tcho (22 anos, um grande jogador, no início de sua carreira no profissional fazia grandes lançamentos para os atacantes, uma lesão grave no joelho ano passado tirou sua grande chance de ser o 10 desse time estranho)





.Samuel (21 anos, não conheço muito sua condição no grupo, teve uma chance no campeonato mineiro entrando no final e foi bem, mas não teve e provavelmente não terá chances para jogar esse ano.




Essa barca então, como já havia dito, é uma barca do bem, e acredito no potencial desses jogadores que serão melhor aproveitados e em pleno aprendizado(jogando) atuando em campos europeus.


sábado, 22 de agosto de 2009

O QUE ACONTECE COM O ATLÉTICO?

Ao contrário do que se imagina, o Atlético faz um grande campeonato brasileiro. Se não ocupa as primeiras posições, se destaca nas estatísticas. Há quem se negue a analisar os números por achar que eles podem não se aproximar da realidade. Mas vejo nas estatísticas, um ponto de comparação objetivo entre os clubes do campeonato e uma visão menos poluída como comentários comprados das emissoras de televisão e rádio.
As estatísticas desse brasileirão, até esse momento, deixam uma comprovação: o setor defensivo dos times é a melhor arma que se pode ter. Dos 10 primeiros colocados, 7 sofreram no máximo 24 gols, sendo que os líderes paulistas possuem as melhores defesas.
O galo, não foge a esta estatística, mas estranhamente não está melhor na tabela de classificação.
Poderíamos ter uma outra conclusão objetiva, ao analisarmos o saldo de gols, que na teoria nos daria uma espécie de balanço entre entradas e saídas (gols pro x gols contra) . No entanto, nem esse número faz sentido. O Atlético possui melhor saldo de gols dentre todos os clubes a sua frente, exceto Palmeiras. Qual seria então o motivo para mesmo com bons números nas estatísticas, o clube não conseguir emplacar na liderança do campeonato?


Nos dois últimos tropeços dentro de casa (Palmeiras e Avaí) tivemos a chance de continuar com ótimas chances de sermos campeões. No penalti perdido contra o Palmeiras e o gol infantil no final do jogo contra o Avaí, deixamos escapar 4 pontos. Pontos perdidos que deixariam o Atlético na vice-liderança.
A última enquete mostrou que a torcida quer a contratação de um armador. Até nessa questão a estatística nos prega uma peça. Ela mostra que o Galo é o time que menos erra passes no campeonato, além de ser o 3o melhor ataque com 34 gols. O que acontece com o Atlético?

Kalil contratando

Ao que me parece, a cada jogo temos que lidar com algum tipo de privação. Seja Tardelli na seleção, seja Renan suspenso, Aranha ou Bruno machucados, a cada confronto problemas específicos assumem proporções gigantescas e definem o resultado da partida.
Para mim, não há um culpado. Vejo quase todas essas questões como puros acidentes. Em um campeonato muito equilibrado, no qual, Kalil, Roth e contratações baratas conseguem surpreender a todos com bons resultados, pergunto novamente a você: O QUE ACONTECE COM O ATLÉTICO?

obs: o jogo a menos não foi levado em conta

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O GRANDE GOLPE

A CBF até que tentou disfarçar o plano de desestabilizar o time atleticano no campeonato brasileiro. Os fatos, ou melhor, as coincidências soam muito forçadas para serem apenas um jogo do destino. A CBF soube como manipular a todos, o jogador, dirigentes e torcedores. Bom, pelo menos acha que soube.
Foi muito estranha a convocação de Diego Tardelli para a seleção brasileira naquele momento. Isto, porque desde o Torneo Verano, o atacante já se destacava no futebol brasileiro na arte de fazer gols. Sua única convocação ter sido feita para o amistoso contra a Estônia, no mesmo dia da principal partida até então do campeonato brasileiro, que coincidentemente sofreu mudança repentina de data, não deixa dúvidas quanto a armação. E a amnésia de Dunga para com Tardelli nessa convocação, torna essa conclusão mais forte ainda do que já era. Só não vê quem não quer.

Dunga ainda deixa clara sua condição de insegurança como técnico da seleção pois busca sempre ter um jogador rubro-negro em seu time, visando uma aceitação popular. Se Ronaldo estivesse alguns "quilinhos" a menos, já estaria lá, pelo menos motivo. Em um país tão grande e rico como o nosso, reservar o olhar apenas para um pedaço dele, parece pouco inteligênte e mostra a imaturidade, pra não dizer outra coisa, com que Ricardo Teixeira comanda o futebol brasileiro. Tudo hoje é antes de tudo uma escolha política.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

KALIL: QUEREMOS UM ARMADOR!

O resultado da enquete sobre a prioridade de contratação para o elenco alvinegro revelou algumas hipóteses. A primeira é que, desde a saída conturbada de Marcinho para o futebol carioca, muitos atuaram e poucos de fato conseguiram ter de fato sequência e regularidade como armadores do Atlético. No ano passado, muitos vestiram a "10", (perdoem o trocadilho frajuto) mas "dez"preparados não suportaram a pressão e a responsabilidade de vestir esta camisa. Só para citar, Sidnei, Souza, Petkovic, Thiago Carpini, Gedeon, Lenílson e companhia. E ao que parece, a incógnita permanece. Nem Renan Oliveira, nem Evandro, nem Júnior, e muito menos a eterna promessa, Tcho consegue se firmar no ofício de servir atacantes.

A torcida(52%) percebeu que a principal carência do elenco é aquela que se reflete diretamente nos números ofensivos dos últimos jogos. Contra o time paulista na última rodada, o ataque mal conseguiu chutar a gol. Em 3 jogos, 4 gols marcados. Se pelo menos tivéssemos a parte mais importante do cavalo paraguaio, a defesa, não precisaríamos tanto de um armador.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

ATLÉTICO X AVAÍ - SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

No primeiro turno, no empate contra o Avaí por 2x2, o Atlético vivia um momento de incertezas e crise. Dos jogadores que entraram em campo naquela noite, Welton Felipe, Werley, Thiago Feltri, Carlos Alberto, Júnior e Éder Luís terão condição de jogo e devem entrar como titulares. O elenco foi reforçado e na sequência do primeiro turno, a situação mudou consideravelmente para o Atlético, já que se antes "brigávamos" pela Sulamericana, agora brigamos pelo título.
Um detalhe que pouco mudou, em comparação ao início do campenato é a posição dos times na tabela. Após uma incrível arrancada, o time do Guga conseguiu sair da zona de rebaixamento e parar na sexta posição na tabela. Como comentei no post anterior, o Atlético vai ter mais um jogo de 6 pontos pela frente, e assim como no início do campeonato, terá que provar a que veio.
A grande novidade do time, deve ser a estréia do atacante Rentería (foto) que substitui Tardelli, após a lambança do último jogo contra os paulistas.
Ainda terá as voltas de Jonílson e Cartlos Alberto. O que mais me preocupava antes do jogo contra o Palmeiras, já é realidade. A quadrilha CBF presente nos jogos do Atlético. Se contra o Palmeiras, nosso melhor jogador foi impedido de jogar para atuar no grande clássico contra a Estônia, agora nosso time sempre tem 3 desfalques por cartão. Sinal de que a campanha do Atlético deixou as "autoridades" nacionais do futebol atentas e prontas para agir. Vamos ficar de olhos bem abertos em cada jogo. As 3 últimas arbitragens dos jogos do Atlético foram deprimentes.

Aproveitando a notícia de última hora do Galocast: acho que o time de estrelinhas tem chance de dar alargada pra não cair.

domingo, 16 de agosto de 2009

SEM VOLANTE E SEM DIREÇÃO?

Tinha tudo pra ser mais um jogo complicado. Atlético B contra o Corinthians no estádio estadual Pacaembu. E novamente, vimos um jogo com traços de facilidade ir por água abaixo. Com um futebol medíocre de ambas as partes, vimos o Corinthians abrir o placar aos 25 minutos do primeiro tempo. Logo no início do segundo tempo, o jogo estava definido com o segundo gol do Corinthians, dessa vez Boquita ganhou 1 milhão de reais no programa gol show. Mais uma vez vimos o árbitro influenciar no resultado da partida. Em lances bobos de meio campo, o árbitro Pedro Vuaden minou o time atleticano com cartões. Pra piorar, não teve o mesmo critério com o adversário do Atlético. Tivemos chute no estômago do Édson(impedimento), pisão na canela em Renan (marcou apenas tiro de meta) e rasteira sem bola no Tardelli(apenas falta). O juiz foi mais uma vez fundamental para a vitória do Cortintians.

Estamos sem direção?

Mais uma vez, insisto na crítica a arbitragem. E por qual motivo insisto nesse raciocínio? Muito simples. A cada jogo, é normal se ter jogadores com cartões amarelos e ao longo dos jogos, alguns pendurados. Mas na prática, não é isso que tem acontecido. Receber alguns cartões é aceitável, mas cinco, seis cartões por jogo é exagero. Nesse jogo, receberam cartões: Tchô, Alex Bruno, Marcos Rocha, Renan e Diego Tardelli (meio time). Esse raciocínio serve para a sequência do campeonato. Se nesse jogo, não jogaram Welton, Jonílson e Serginho, suspensos pelo 3o cartão amarelo. Para o próximo jogo já estão confirmados os desfalques de Diego Tardelli e Renan, 2 titulares e ainda podemos ter o Super-Édson no gol contra o Avaí. O jogo de 6 pontos. ISSO MESMO, jogo de 6 pontos.

Quem serão os próximos suspensos com cartões?


quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Atlético 1 x 1 Beltrami-RJ

São em momentos de ira que acabamos por cometer grandes erros na vida. A cada jogo do Atlético, me vejo entre dois caminhos: o da ira e do alegria. Me considero, apesar de apenas mais um apaixonado, um atleticano diferente, que enxerga o jogo de maneira singular. Nesta quinta-feira arranjada pela CBF (mudança da data da partida e convocação do Tardelli), eu não assisti o jogo do Atlético contra os porcos, e sim ao árbitro. Djalma José Beltrami Teixeira é o nome do infeliz com cara de banana.
Ele foi a grande estrela do jogo. Como tudo que se remete ao Atlético é formado de estranhas combinações, o infeliz marcou um penalti para o Atlético e aos olhos do mundo, vai parecer ter sido justa sua arbitragem. Pura ilusão. A cada reclamação do time palmeirense, ele cedia. Ou melhor, era só dobrar o joelho e cair, pronto, falta. Mas o que me deixou realmente nervoso, foi o esquema de jogo (combinado com o banana) do palmeiras. O que eu temia antes do jogo aconteceu. O indisciplinado time verde sabe bater. Mataram 5 contra-ataques claros do Atlético com faltas. A tática é a seguinte: MATA-SE A JOGADA E NINGUEM DO TIME CORRE PARA A RECUPERAR A BOLA. Dessa forma, a vantagem é do adversário que segue com a bola e o banana com memória curta não apita nem a falta e muito menos aplica o cartão para o jogador que cometeu a falta.

É muito difícil um torcedor admitir que está sendo beneficiado pela arbitragem, mas ontem , uma torcedora verde ao meu lado fez um comentário durante o segundo tempo: "mesmo com o juiz ajudando o Palmeiras não consegue ganhar".

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

ALGUMAS ESTATÍSTICAS DO PORCO E DA PRÓXIMA RODADA


PALMEIRAS


O time mais faltoso do campeonato (357 faltas)
Pierre, o 2o jogador mais faltoso do campeonato 45 faltas.
Cartões 56 (53 amarelos e 3 vermelhos).
2o time que mais desarma 296 desarmes.
Melhor defesa com 14 gols sofridos.
Claiton Xavier tem 11 assistências
Das 10 vitórias, 6 vitórias foram com diferença de 1 gol.


ATLÉTICO


3a melhor defesa com 19 gols sofridos.
Menos passes errados 404
2o melhor ataque da competição 31



Está cedo para comentar o jogo, mas os números já mostram que será uma batalha no meio de campo. O Palmeiras sabe bater e parar o jogo. Éder Luis que prepare sua canela para as botinadas. Jogando no Mineirão, o Porco deve se segurar e jogar no erro do Galo.


Estatíticas do Departamento de Matemática da UFMG para a próxima rodada:


MANDANTE PVM PE PVV VISITANTE
MENINAS 52.36 21.53 26.11 ATLÉTICO-PR
SÃO PAULO-SP 33.23 51.80 14.96 BOTAFOGO-RJ
AVAÍ-SC 38.84 37.40 23.75 SANTO ANDRÉ
NÁUTICO-PE 26.80 48.36 24.84 CORINTHIANS-SP
GOIÁS-GO 40.53 31.74 27.73 FLAMENGO-RJ
CORITIBA-PR 32.80 44.98 22.22 SANTOS-SP
BARUERI-SP 47.25 32.12 20.63 VITÓRIA-BA
PALMEIRAS-SP 62.66 26.63 10.71 GRÊMIO-RS
FLUMINENSE-RJ 35.90 41.53 22.57 SPORT-PE
http://www.mat.ufmg.br/futebol/dados/proxrodada_serieA.html


Se depender das estatísticas, teremos uma rodada boa para nossos concorrentes ao título.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

GURU CHICO PINHEIRO É GALO

O you tube sempre está ativo e com vídeos novos, graças aos usuários que se empenham em disseminar informações de todo tipo. Ontem, "garimpamdo" alguns vídeos, encontrei este do Chico Pinheiro no qual ele assume sua paixão pelo galo. Cléber Machado, ainda tenta, como de costume, diminuir o futebol mineiro, mas Chico não permite tal rotina da imprensa Rio/SP. O mais interessante, na verdade, foi saber que além de atleticano fanático, ele ainda prevê o futuro.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

AO VIVO DO JOGO PASSADO

Em um replay do jogo passado, o Atlético entrega o jogo no Maracanã. Um jogo fácil, estilo contra-ataque, ou melhor, estilo Atlético. Thiago Feltri não entrou em campo, Welton (se achando o Beckenbauer), Júnior também não entrou em campo e o grande Éder Luís (fez o gol e achou o jogo terminou). Ainda estamos no primeiro tempo, mas o Atlético já entregou o jogo, perdeu para si mesmo novamente.
O melhor em campo foi Celso Roth que quase invadiu o gramado berrando nos ouvidos desatentos.
Esse troféu aí do lado vai para a torcida, que como sempre, apoia o time, inclusive na terra das balas perdidas (RJ).

RODADINHA INDIGESTA

Ontem, dia 29, tive a oportunidade de acompanhar 2 jogos completos e os resultados da rodada. Foi terrível a rodada para o Atlético. Nenhum time deu show, inclusive o "super palmeiras", e 4 partidas decididas nos últimos suspiros do jogo. Me chamou a atenção a superioridade do Santo André sobre o Corinthians que teve o goleiro Felipe como melhor em campo, mas que apenas empatou o jogo. De acordo com as estatísticas do campeonato, ocorreriam os seguintes resultados.

Meninas vencem Sport V (precisam soltar fogos por causa da validade)
Coritiba empata com Botafogo V
Goiás vence Atlético PR V
Santo André empata Corinthians V
Palmeiras vence Fluminense V
Inter empata com Barueri X
Náutico empata Santos X


71% de acerto

Já os jogos de hoje:
Galo empata
São Paulo vence Grêmio
Avaí vence Vitória

Se for seguir a média de acerto, um dos jogos deve dar errado.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

A QUEDA DAS MARIAS


Eu chorei...



de tanto rir.

terça-feira, 28 de julho de 2009

TARDELLI É SELEÇÃO


Dunga convocou Tardelli para o amistoso contra a Estônia, em Tallin, no dia 12 de agosto. É uma pena para o futebol do galo, mas uma justiça para o atacante artilheiro do Brasil em 2009. Se seu passe era 18 milhões de euros, agora valorizou-se um pouco mais, 25 milhões.
Espero que até lá o Rentería (tipo Colômbia) já esteja pronto para o jogo.

domingo, 26 de julho de 2009

0 ATLÉTICO X ATLÉTICO -1

Eu já esperava uma partida complicada pela frente contra o Goiás. Mas na verdade, o jogo contra o Goiás não foi tão complicado. Quem complicou o jogo foi o Atlético. Éder Luís já pede para ser o reserva como eu anunciava em um post passado. Precisa de um psicólogo. É substituído por estar jogando mal e ainda abandona o time. É difícil explicar o que acontece com o Atlético. Para piorar, até o próximo adversário do Galo teve sorte, virou nos últimos minuots e vai confiante para o jogo no Maranã. A sorte parace ter acabado. Nosso melhor zagueiro e mais regular dos últimos jogos fez o gol contra. Mais uma prova de que o Atlético perdeu para si mesmo. Se Iarley estivesse sozinho, fatalmente pararia no goleiro Aranha. Eu sou um tanto apocalíptico para com o Galo. Nunca vejo de verdade um caminho tranquilo para o clube e a realidade sempre prova que estou certo. Pareço as vezes prever que não dará certo. Os 4 pontos nos últimos 9 disputados mostram que o Galo deverá brigar realmente na cabeça. Eu não invento situações, apenas tenho uma leitura da realidade complicada. Como é o campeonato de pontos corridos, mais um jogo está por vir para provar o time atleticano.




















A verdade para mim é que já estou cansado de ver o Atlético perder para si mesmo. E o que me deixa inconformado é saber que um clube italiano que "descriminava" negros domina o futebol de Minas Gerais. Só depende do Atlético voltar a mudar este quadro. A torcida do Atlético sempre dominou Minas Gerais, mas o clube não acompanha.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

3 ATLÉTICO X FLUMINENSE 0



Bom, no Fifa o resultado foi esse. Jogando no Mineirão lotado o Atlético superou o Fluminense por 3 a 0. O jogo começou difícil, embolado no meio de campo, até que aos 23 minutos Éder Luís aproveitou o erro do goleiro Fernando Henrique e abriu o placar. O Fluminense depois até tentou pressionar o Atlético, mas a zaga esteve firme principalmente Renan, ladrão de bolas do jogo. No segundo tempo, logo aos 6 minutos, Éder Luís aproveitou lançamento de Diego Tardelli no contra-ataque e de frente com o goleiro mandou no canto alto, marcando o segundo gol para o Atlético. Aos 11 minutos, para liquidar o jogo, Tardelli aproveitou rebote do goleiro Fernando Henrique após chute de Júnior e bateu de perna esquerda, fechando o placar do jogo. A partir desse momento, foi só tocar a bola e administrar o placar.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

A IMPRENSA ENGRAÇADINHA

Normalmente quando se trata de Atlético e Imprensa, a situação é bem confusa. Segunda-feira por exemplo, tive reações bem diferentes em 4 aparições dos funcionários do clube, técnico Celso Roth e o atacante Diego Tardelli. O artilheiro foi o convidado do Arena Sportv e mais tarde apareceu no Programa do Jô, foi visitá-lo sem compromisso. No Arena, ele elogiou a estrutura da Cidade do Galo (rostos espantados dos jornalistas) e como não poderia deixar de ser, confessou sua paixão pela torcida. Já Roth, participou do Bem Amigos e mais tarde do Jornal da Globo. Todas aparições me deram a impressão de que Minas Gerais pouco importa para o eixo.


E tal suposição se tornou conclusiva com o comentário do apresentador William Waack sobre o Atlético possuir fundamentos para fazer uma boa campanha no Campeonato Brasileiro como boa estrutura física, direção, elenco e salários em dia. O jornalista apenas falou: " Parece que ele está falando do Real Madrid".

http://www.youtube.com/watch?v=hL0fKiW_FZo

segunda-feira, 20 de julho de 2009

0 VITÓRIA X ATLÉTICO 0

Dizem que por sorte o Atlético conseguiu o empate no Barradão, nesse domingo contra o Vitória. Eu tenho uma outra percepção de sorte que difere um pouco dos demais. A sorte pra mim acontece quando você tira algo de bom de uma situação. Nessa filosofia, deixar de sofrer um mal não é considerado sorte. É como você não ser atropelado. Isso para mim não é sorte. O resultado do jogo pra mim veio da falta de qualidade dos atacantes ali presentes. Éder Luís , já ficou chato falar, consegue complicar os lances mais fáceis, Alessandro, não suportou a forte marcação, Márcio Araújo, pior partida dele no Brasileiro. De ponto positivo, apenas o Welton Felipe que se portou como de costume, bem e o Aranha, que suportou a pressão do artilheiro Roger.
O ponto negativo do jogo, bem como da temporada do galo no Brasileiro é a irritante jogada "ensaiada" de escanteio. O Atlético já provou que sabe como desperdiçar escanteios. Todo jogo, a bola é rolada pra trás e volta ao batedor, que as vezes nem cruza para a área. Metade do time vai pra área do adversário e o cobrador não cruza. Inclusive o lance em que o Apodi saiu de frente com o Aranha foi originado de uma cobrança de escanteio.


ROMILDO DE JESUS/AE

PENSAMENTO DE CAMPEÃO: Mudar aquilo que não deu certo nos jogos.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

AJUSTE SEU RELÓGIO PARA O HORÁRIO DE "VERÓN"

NOTÍCIA: Ingresso do jogo do Galo hoje: Estudiantes paga meia.

http://www.youtube.com/watch?v=0m-Bpv9RAzI
http://www.youtube.com/watch?v=6wMcjaxf30o


Homenagem as meninas pela derrota da libertadores para o Estudiantes.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

FOI POUCO 3, MAS VALEU 3.

Os 3 pontos foram importantes para a caminhada do Galo no Campeonato Brasileiro. Melhor ainda em cima do Cruzeiro. Foi pouco o placar de 3 x 0 para o Galo, porque não foi pra lavar a alma e humilhar os reservas do adversário. Presumo que esta resposta de peso ainda esteja guardada para o futuro. DETALHE: Somos líderes de novo.

Pedro Vilela/AE

quarta-feira, 8 de julho de 2009

SÓ PRA NINGUÉM ESQUECER

A torcida do galo coloca todas as outras do Brasil no chinelo. O time não consegue ser campeão em campo, mas nas arquibancadas sobra.
É engraçado ver a torcida rival querendo levar na lábia (tem de sobra) a hegemonia no público. A questão é simples: realmente, com seus títulos importantes, o Cruzeiro consegue atrair mais criancinhas e adultos sem discernimento para sua torcida. É como uma jogada de Marketing do Mc Donald's.
OBS: No jogo do Cruzeiro contra o Avaí, tinha 3 mil pessoas no Mineirão. Na quadra aqui perto de casa cabe mais gente que isso. Aliás, "essa é maior torcida de Minas". O time lidera o ranking (IDGT) do Cazaquistão de alguma coisa que eu me esqueci agora.

Se você cruzeirense e quer falar de alguma coisa, falem do time, mas não dessa torcida medíocre, mais conhecida como medíocre azul.

http://soccernet.espn.go.com/columns/story?id=390797&root=global&cc=3888

domingo, 5 de julho de 2009

ARANHA FALHA EM FALTA QUE NÃO EXISTIU

Mal posicionado, o goleiro Aranha leva um gol de falta de muito longe. Lance para vencer o jogo: O detalhe é que no lance não existiu a falta, e se existiu, Sálvio Spínola errou mais uma vez pois a vantagem era do foguinho.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

3ª MELHOR MÉDIA DE GOLS DA HISTÓRIA

O Atlético atualmente possui a 3ª melhor média de gols pró da história do Campeonato Brasileiro. A média é de 2,37 gols por partida. Na história dos pontos corridos, apenas nas duas últimas edições, o melhor em média não foi o campeão. Em 2007, as meninas chegaram na 5ª colocação com uma média de 1,92 gols por partida e o Flamerda em 2008, também 5º lugar com 1,76 gols por partida.
futurapress-Alexandre Guzanshe-OTempo

Tardelli é o artilheiro do Brasil na temporada.

O CARNAVAL DA GLOBO

Mais uma vez no ano, tivemos um carnaval no Brasil, ou melhor, na Globo. O motivo é o título do Corinthians da Copa do Brasil. O detalhe é que além da Globo, a camisa do clube paulista também festejou o carnaval.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

GALOCAST

Há alguns dias, um outro torcedor me procurou para ajudar em um projeto.

www.galocast.com.br


Quero parabenizá-los pela iniciativa, programas de alto nível. Esse é o site. Me parece que a equipe GALOCAST é formada por pessoas jovens. Uma prova de que o sangue alvinegro está forte e pronto para vingar.